TV Analógica: Como fazer as mudanças para o Digital

O desligamento do sinal analógico de TV está em andamento em todo o Brasil e deve ser finalizado em breve. A chegada da TV Digital aberta e gratuita traz uma série de vantagens e novidades, e se você ainda tem dúvidas sobre como mudar da TV analógica para a digital, confira o post a seguir!

TV Analógica
TV Analógica: Como fazer as mudanças para o digital (Foto: Pixabay)

Determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e também pela Anatel, o desligamento da TV analógica começou em março de 2016, na cidade de Rio Verde, em Goiás, e está previsto para terminar em 2023, conforme as últimas atualizações do cronograma.

Nesse novo modelo de transmissão do sinal de TV é possível aproveitar um enorme salto de qualidade da imagem e do som, eliminando aqueles chuviscos e interferências tão comuns no sinal analógico e que irritam bastante o telespectador.

Equipamentos necessários para assistir TV Digital

A TV Digital permite captar transmissão em alta definição (HDTV) com aspecto de tela widescreen (16:9), igual ao cinema, e o sistema de áudio de 5.1 canais, além de trazer interatividade e outros recursos inovadores.

Mas para aproveitar todas as vantagens da TV Digital é necessário ter, além do sinal digital disponível em sua região, dois equipamentos para captar o sinal digital de TV: um conversor digital e uma antena UHF.

converso de TV digital
Conversor para TV digital é o equipamento básico para sintonizar o sinal (Foto: Reprodução interne)

O conversor é um aparelho capaz de captar e converter o sinal digital, transmitindo-o para televisores mais antigos. Além da recepção do sinal de TV, os conversores podem trazer funções como gravação da programação, visualização de fotos, player de áudio e vídeo, dependendo do modelo. Já a antena UHF pode ser interna ou externa.

A instalação é bem simples e rápida, mas se você tiver dificuldades, a melhor alternativa é contratar profissionais especializados no serviço, principalmente para instalar a antena externa e sintonizar os canais.

Vale lembrar que as TVs mais novas já possuem o conversor embutido, necessitando apenas da instalação da antena. De maneira geral, as TVs de tela plana produzidas após 2012 já trazem essa tecnologia (se estiver em dúvida, consulte o manual do aparelho), mas se ela não tiver é só adquirir um conversor externo.

Como solicitar o kit de conversão gratuitamente

Os preços de conversores digitais e antenas digitais variam bastante, conforme o modelo, as funções e a região. De maneira geral, o kit com conversor e antena custa, em média, de R$ 100,00 a R$ 150,00.

Mas você sabia que as famílias de baixa renda têm direito a solicitar o kit de TV digital gratuito? Ele traz todos os acessórios para conversão do sinal analógico em digital, e está disponível para famílias inscritas em programas sociais como:

  • Bolsa Família
  • Minha Casa Minha Vida
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Pronatec
TV digital
As TVs mais modernas já trazem o conversor embutido (Foto: Pixabay)

Para saber se você tem direito ao kit gratuito, acesse o site http://www.sejadigital.com.br/home, clique na opção “Programa de distribuição de kits” e insira seu CPF ou NIS (Número de Identificação Social). O agendamento para retirada do equipamento é feito na própria página Seja Digital.

A consulta e o agendamento também podem ser efetuados por meio do telefone 147.

Cronograma do desligamento da TV analógica

São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza são algumas das cidades onde o sinal analógico já foi desligado. Se você quer saber quando a mudança ocorrerá em sua cidade, acompanhe o cronograma oficial na página do MCTIC.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *