Teste da Orelhinha pelo Sus gratuita

O teste da orelhinha pode ser feito por meio do SUS e de forma gratuita e em alguns hospitais, o teste é realizado um pouco antes do bebê sair da maternidade. Em outros casos, é preciso marcar uma consulta e nela também é realizada a avaliação auditiva. A triagem auditiva neonatal também se tornou extremamente importante, visto que é obrigatório desde 2000 segundo a lei municipal nº 3028. Para as mamães que desejam saber mais sobre o teste da orelhinha pelo SUS gratuita, trouxemos algumas informações importantes.

Teste da Orelhinha pelo Sus

Como funciona o Teste da Orelhinha pelo SUS

O teste é super rápido, não tem complicações e não machuca o bebê e nem causa dor. Algumas mães sentem dó do bebê, pois acham que o teste pode causar dor ao filho, mas saiba que isso não acontece, pois, o teste é completamente indolor e é feito da seguinte forma:

  • Coloca-se um pequeno fone no ouvido do bebê e por meio de Emissões Otoacústicas Evocadas – EOAs, cria-se estímulos sonoros.
  • O computador registra os dados desses estímulos e gera um gráfico.
  • Tem-se o dado principal para diagnosticar se há algum problema com o bebê.
  • O exame demora certa de 3 a 5 minutos e o resultado é divulgado no mesmo momento.

O médico pediatra que solicitou o exame, será avisado sobre o resultado por meio de um laudo médico e a mãe também receberá um laudo com o resultado. Se for diagnosticado algo com o bebê, este deverá ser encaminhado primeiramente para a avaliação otológica e depois para um tratamento se assim for necessário com um otorrinolaringologista e este poderá pedir exames complementares para confirmar o diagnóstico e seguir o tratamento correto destinado ao caso.

É importante realizar o teste da orelhinha com no máximo até três meses de vida do bebê, pois quanto mais precoce se detectar qualquer dificuldade auditiva na criança, mais rapidamente poderá tratar o problema e evitar que o bebê venha a ter possíveis dificuldades de aprendizagem de linguagem e também na idade pré-escolar.

Onde realizar o teste de orelhinha

O teste de orelhinha pode ser realizado em qualquer maternidade e hospitais da rede pública e de forma gratuita. É importante a realização do teste de orelhinha para diagnosticar problemas futuros e evitar que algum problema possa acometer a vida do seu filho. A perda auditiva acaba por interferir também na comunicação e na linguagem e causar problemas para a vida toda. Portanto, preserve a saúde do seu filho e faça o teste da orelhinha o quanto antes para prevenir qualquer diagnóstico.

Se caso o hospital não solicitar o teste de orelhinha, peça para que o mesmo seja realizado. Se não comunicarem que o exame já foi realizado, não hesite em perguntar, afinal é a saúde do seu bebê que está em jogo e o teste é obrigatório por lei, portanto é um direito da mãe e do bebê. Atente-se a realização do teste ainda na maternidade, ou agende uma consulta o quanto antes para ter a certeza sobre a audição de seu filho.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *