Sine Fácil: Como consultar vagas

Lançado recentemente pelo Ministério do Trabalho, o aplicativo Sine Fácil ganhou uma nova versão, trazendo ainda mais facilidades para os trabalhadores e as pessoas que estão em busca de emprego, que podem ter acesso a uma série de serviços online na tela do celular.

Sine Fácil app
Sine Fácil: Como consultar vagas (Foto: Reprodução internet)

Desenvolvido por meio de parceria entre o Ministério do Trabalho e a Dataprev, o Sine Fácil tem como um dos principais atrativos a ferramenta de busca de vagas de emprego online, que realiza a pesquisa entre as oportunidades cadastradas nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de todo o Brasil.

E com a nova versão, o programa, que é gratuito, passa a ficar disponível também para os dispositivos com iOS (iPhone e iPad), alcançado um maior número de usuários (a primeira versão funcionava apenas nos aparelhos com Android).

Cadastro Sine Fácil

Antes de consultar vagas no aplicativo oficial do Sistema Nacional de Emprego, você precisa fazer um cadastro no Sine Fácil. O primeiro passo é baixar o app Sine Fácil gratuitamente, acessando o Google Play (Android) ou a App Store (iOS), conforme o seu dispositivo.

Depois de instalar o app, você pode efetuar o cadastro de duas maneiras. Uma delas é por meio do site Cidadão.BR (https://meu.inss.gov.br/gateway/login.jsp). Ao entrar na página, clique em “Cadastre-se” e preencha o formulário com as informações solicitadas (nome completo, CPF, data de nascimento, etc.).

Sine Fácil app
Página de cadastro para usar o app oficial do Sine (Foto: Reprodução Sine Fácil)

Na sequência, será necessário responder a um questionário com cinco perguntas sobre o seu histórico profissional. Você precisa acertar pelo menos quatro respostas, para finalizar o cadastro e receber a sua senha. Caso erre mais de uma resposta, será preciso aguardar 24 horas para tentar novo cadastro ou ligar para o número 135 (central de atendimento do INSS).

A outra alternativa é utilizando o QR Code, que pode ser obtido nas unidades de atendimento do Sine, no termo de homologação da rescisão do contrato de trabalho ou no formulário de pedido do seguro desemprego. Há ainda a possibilidade de obter o código no portal Emprega Brasil.

Com o QR Code em mãos, abra o app Sine Fácil, faça a leitura do código usando a câmera do celular e informe os dados solicitados. Em seguida, o acesso à ferramenta estará liberado.

Consultar vagas no app Sine Fácil

As vagas de emprego no Sine Fácil são filtradas de acordo com o perfil do usuário. Portanto, antes de fazer a pesquisa, toque na opção “Objetivos Profissionais” e selecione as áreas para as quais deseja se candidatar (dá para adicionar até seis opções).

Sine Fácil app
Você pode procurar emprego, consultar abono salarial e muito mais (Foto: Reprodução Sine Fácil)

Feito isso, toque em “Consultar Vagas de Emprego”, para verificar as oportunidades disponíveis em sua região, conforme as áreas selecionadas. Caso se interesse por alguma vaga, é possível se candidatar a ela pelo próprio aplicativo, sem a necessidade de ir ao Sine.

Outros recursos do app Sine Fácil

Além da consulta online de vagas de emprego, o Sine Fácil oferece outros recursos:

  • Agenda de entrevistas para as vagas disponíveis no sistema
  • Consulta de Seguro Desemprego
  • Consulta de Abono Salarial
  • Consulta de contratos de trabalho cadastrados

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *