Seguro Desemprego: Como solicitar o seu

Os procedimentos para solicitar o seguro desemprego passaram por algumas mudanças, com o objetivo de facilitar a vida do trabalhador demitido sem justa causa, que tem direito a requerer o benefício. Quer saber como dar entrada no seguro pela internet? Continue a leitura que vamos lhe explicar!

Seguro Desemprego
Seguro Desemprego: Como solicitar o seu (Foto: Portal Brasil)

Um dos mais importantes direitos dos trabalhadores, o seguro desemprego é um benefício que oferece auxílio financeiro, por tempo determinado, a quem acaba de ser demitido, possibilitando ao cidadão garantir o seu sustento por alguns meses, até que consiga se recolocar no mercado de trabalho.

O número de parcelas do seguro desemprego pode ser de três a cinco, pagas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. Já o valor varia conforme o salário recebido enquanto você estava trabalhando.

Como solicitar Seguro Desemprego

Solicitar o seguro desemprego pela internet já é possível, com as mudanças implementadas pelo Ministério do Trabalho. A partir de agora, assim que você receber a documentação para encaminhar o seguro desemprego, pode fazer o pedido pela internet.

Com a documentação em mãos, você deve acessar o site Emprega Brasil, no endereço https://empregabrasil.mte.gov.br/. Ao entrar na página, clique em “Cadastrar” e efetue o seu cadastro no sistema, informando os dados solicitados e respondendo ao questionário.

Seguro Desemprego
Agora, ficou mais fácil dar entrada no seguro desemprego, usando a internet (Foto: Reprodução Emprega Brasil)

Feito o cadastro, você terá acesso a diversos serviços online no Emprega Brasil, e um deles é solicitar seguro desemprego online. Clique nessa opção e preencha o formulário, o mesmo que era preenchido quando o requerente ia ao posto do Sine. A partir desse momento, o prazo de 30 dias para receber o benefício já começa a contar. O passo seguinte é agendar o atendimento em uma agência do Sine, procedimento necessário para evitar fraudes.

Se tudo estiver certo, você vai receber o benefício no prazo informado durante o atendimento, podendo sacá-lo nas agências da Caixa, casas lotéricas, correspondente Caixa Aqui ou no autoatendimento da Caixa, utilizando o Cartão Cidadão. Quem possui conta corrente ou poupança na Caixa tem a parcela creditada automaticamente.

Documentos necessários

Quando comparecer ao atendimento presencial no Sine, é necessário apresentar os seguintes documentos para dar entrada no seguro desemprego:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.)
  • CPF
  • Carteira de Trabalho
  • Número do PIS/PASEP
  • Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho
  • Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato dos depósitos

Fique atento também aos prazos para solicitar seguro desemprego, que variam conforme a categoria do trabalhador (veja os detalhes no site da Caixa).

Seguro Desemprego
Você pode consultar a disponibilidade do benefício online (Foto: Reprodução Ministério do Trabalho)

Quem tem direito

Têm direito ao seguro desemprego:

  • Trabalhador formal e doméstico, dispensado sem justa causa
  • Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador
  • Pescador profissional durante o período do defeso
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo

Na página da Caixa há outras informações sobre quem pode solicitar o benefício.

Uma dica interessante para quem deseja consultar seguro desemprego é acessar o site do Ministério do Trabalho para efetuar a consulta de habilitação do seguro desemprego. A consulta também pode ser feita nos aplicativos Caixa Trabalhador (baixe no Google Play ou App Store) e Sine Fácil (download no Google Play e App Store).

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