PROMINP 2017: Inscrições e Cursos

O PROMINP – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – implantado pelo Governo Federal em 2003, visando investir no setor em geração de empregos em renda para o país. O programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e pela Petrobrás.

prominp 2017

Após a descoberta das reservas da Pró-Sal, em 2007, houve uma ampliação sucessiva do programa de investimentos no setor. Ainda, na mesma década, o país retomou seus projetos na indústria naval promovendo o destaque da Petrobras como grande demandante mundial da construção naval offshore.

Além de se destacar na geração de empregos, o desenvolvimento desse setor trouxe muitas perspectivas positivas para toda sua cadeia fornecedora, incentivando a inovação tecnológica.

O que antes era produzido fora do país passou a ser produzido e fabricado aqui, aumentando a competitividade do setor no país, fazendo dele um fornecedor em potencial.

PROMINP 2017

Os Programas de Qualificação Profissional no Brasil é de responsabilidade das Leis de Diretrizes e Bases da Educação e tem como principal objetivo, complementar a educação básica, fornecendo conhecimento para a entrada no mercado de trabalho para os profissionais em começo de carreira, como também na ampliação da formação daqueles que já são profissionais na área.

Capacitar e ampliar o número de funcionários da PROMINP tem se tornado um dos programas de maior destaque, pois para competir internacionalmente, é necessário ter pessoal qualificado em cada categoria profissional, principalmente porque algumas delas são exclusivas nas áreas do setor de petróleo e gás natural.

Em 2006, o Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNPQ), foi estruturado com o objetivo de preparar esses futuros profissionais.

Cursos e Inscrições PROMINP 2017

Se você se identifica com essa indústria que se encontra em pleno crescimento, você pode se inscrever para fazer os cursos oferecidos, conquistar uma vaga e ainda entrar no mercado de trabalho.

São vários cursos distribuídos entre 175 áreas de atuação e o curso é totalmente gratuito. A intenção, além da inclusão social, é capacitar o jovem numa área que está em pleno crescimento, além da gratuidade, o aluno recebe o pagamento de uma bolsa auxílio para ajudá-lo enquanto estiver desempregado enquanto estiver fazendo o curso.

Como a procura pelos cursos do PROMINP está crescendo, é necessário ficar atento às datas de inscrições das provas que são realizadas em vários estados do país, pois é uma oportunidade de conseguir uma boa qualificação profissional em áreas que ainda existem poucos profissionais.

As inscrições podem ser feitas para os níveis básicos, médio e superior. O valor das inscrições gira em torno de R$25,00 a R$65,00 dependendo da área escolhida.

Processo ainda não foi aberto

O processo seletivo, que conta com a organização da Cesgranrio ainda não foi aberto, portanto, ficar de olho no site a espera do edital de convocação é a única forma de não perder as datas de realização dessas inscrições.

O edital de convocação é publicado pela própria Cesgranrio e pode ser consultada no seu próprio site.

Este é o endereço que deve ser verificado até mesmo para conhecer as provas dos anos anteriores e futuramente, conhecer o programa para o ano de 2017;

http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=prominp0112

Abaixo estão listados alguns dos diversos cursos para os quais os interessados podem se inscrever.

  • Projetista;
  • Projetista de tubulação;
  • Caldeireiro;
  • Soldador;
  • Eletricista;
  • Topógrafo;
  • Pintor industrial;

Para mais informações, acesse ao site oficial e tire todas as suas dúvidas sobre o programa.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *