Número de Identificação Social (NIS): Como funciona

Querendo se inscrever para o Bolsa Família, participar do Pronatec ou consultar o saldo das contas do FGTS? Então, você vai precisar do Número de Identificação Social, mais conhecido como NIS. Para saber como ele funciona, como consultá-lo e como se cadastrar, continue a leitura.

Número de Identificação Social
Número de Identificação Social (NIS): Como funciona (Foto: Portal Brasil)

O que é NIS? Trata-se do número gerado pela Caixa Econômica Federal, por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que serve para identificar os cidadãos registrados em programas sociais e também os trabalhadores.

Esse cadastro desenvolvido pelo governo federal tem grande importância para a população, e por isso você deve estar sempre com o número em mãos, para aproveitar todas as vantagens oferecidas.

Como funciona o NIS

NIS e PIS são a mesma coisa? Essa é uma dúvida bastante comum entre os trabalhadores. De maneira geral, trata-se do mesmo número, mas a diferença é que eles podem ser gerados através de duas bases de dados do governo, por isso as variadas nomenclaturas.

Conforme dissemos no início do texto, o NIS é gerado na base de dados do CNIS, que registra todos aqueles que possam ter direito aos benefícios sociais, como os programas de transferência de renda, programas de qualificação profissional, etc. Ele também é muito usado para identificar as pessoas com direito à gratuidade em inscrições de concursos públicos, Enem e outros tipos de seleção.

número do NIS
O NIS é a identificação das pessoas que participam de programas sociais e também dos trabalhadores (Foto: Reprodução internet)

Já a inscrição no Programa de Integração Social (PIS) é gerada no primeiro emprego com carteira assinada, para identificar os trabalhadores que terão direito a benefícios como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial e seguro desemprego, entre outros.

Se o trabalhador que vai se inscrever no PIS já possuir o NIS, as duas inscrições acabam se tornando uma só, ou seja, o NIS passa a ser uma inscrição PIS com informação de vínculo empregatício.

Onde encontrar o NIS

Como não existe um documento próprio desse tipo de cadastro, é comum que muitas pessoas tenham dificuldade para localizar o NIS. Mas é bem fácil encontrar esse número importante, que está disponível na carteira de trabalho (número do PIS/PASEP), nos extratos do FGTS e no Cartão Cidadão.

consultar número do NIS
É possível consultar o NIS online (Foto: Reprodução Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário)

Outra possibilidade é fazer a consulta do número do NIS online, acessando o site Consulta Cidadão, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Ao acessar a página, digite as informações solicitadas e clique em “Emitir” para efetuar a pesquisa na base de dados do governo.

Se ainda assim você não conseguir localizar o número do NIS, vá à agência da Caixa mais próxima e peça para consultar o seu registro. Para tanto, é necessário apresentar a identidade ou outro documento oficial com foto.

Como fazer cadastro no NIS

O cadastramento no NIS é feito pelo órgão do governo que irá lhe conceder algum benefício social ou pela empresa que o está contratando, podendo ser efetuado por meio do site da Caixa.

Já a manutenção do cadastro (alteração de endereço, telefone, etc.) deve ser realizada pelo próprio cidadão, nas agências da Caixa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *