FIES 2017: Inscrição, Vagas, Novidades

FIES é a sigla para Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do governo – em especial, do Ministério da Educação – que objetiva financiar a educação superior de estudantes que queiram estudar em universidades privadas. Para saber como garantir sua participação no FIES 2017, fique de olho nesse artigo!

fies 2017
Seu caminho para a universidade é o FIES 2017

Para participar do FIES 2017 o candidato precisa ter sido pré-selecionado no processo conduzido pelo MEC, sua matrícula não pode estar trancada, ele não pode ser inadimplente com o Programa de Crédito Educativo e nem já ter concluído curso superior. Para saber todas os pré-requisito para participar do FIES 2017 é necessário acessar o site oficial.

 

Inscrição FIES 2017

A inscrição para o FIES 2017 deve ser feita exclusivamente online, através do sistema informatizado chamado SisFIES que está disponível no sites do MEC e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Veja todas as etapas para realizar a inscrição no financiamento:

1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies

Acesse o sistema e informe todos os dados. O solicitante receberá um e-mail confirmando o cadastro e poderá acessar o sistema para inscrever-se, informando dados pessoais, curso de interesse e instituição.

2° Passo: Inscrição no SisFIES

A inscrição no SisFIES deve ser feita em até cinco dias corridos contados a partir da divulgação de que ele foi pré-selecionado. Fique atento para não perder o prazo e sua chance de participar do FIES 2017.

FIES 2017
Siga nossas instruções para seu cadastro no FIES 2017

3º Passo: Validação das informações

É necessário validar as informações adicionadas no sistema diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino desejada. O prazo é de 10 dias corridos contados ao dia seguinte do da conclusão da inscrição. Fique de olho!

4º Passo: Contratação do financiamento

Depois de validadas as informações, o estudante e seu fiador (se for o caso) devem comparecer a um agente financeiro do FIES, em 10 dias a contar a partir do terceiro dia útil depois da data de validação. Essa é a única forma de formalizar a contratação do financiamento e é uma etapa crucial para participar do FIES 2017.

 

Vagas FIES 2017

Para contratação do FIES 2017 é necessário, desde de abril de 2016, ter realizado o ENEM, pois a seleção dos estudantes será feita com base nos resultados dele, com exigência de nota na redação diferente de zero e que a média das notas da prova seja igual ou maior que quatrocentos e cinquenta pontos.

O FIES só financia cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e as instituições de ensino precisam ser parceiras do FIES.

O FIES também abre inscrições para vagas remanescentes no início do segundo semestre do ano. Sendo assim, se você não conseguir se inscrever no FIES 2017 no início do ano, não se preocupe.

Realize seu sonho do ensino superior! Faça FIES 2017

Em 2016, as áreas que o FIES considerava prioritárias eram as seguintes:

  • Área da Saúde: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
  • Área da Engenharia: todos os cursos do Cadastro e–MEC que possuam “Engenharia” na nomenclatura
  • Área da Licenciatura: Pedagogia e Normal Superior: Pedagogia, Normal Superior, Português, Biologia, Matemática, Educação Física, História, Geografia, Língua Estrangeira, Química, Física, Filosofia, Artes, Sociologia e demais licenciaturas.

Novidades do FIES 2017

Fique atento para as mudanças que ocorreram no FIES 2017! A partir desse ano, apenas estudantes que ainda não tenham diploma de universidades poderão concorrer ao programa. Os candidatos precisarão ter feito o ENEM a partir de 2010 e tirado nota mínima de 450 pontos. A renda familiar bruta per capita tem que ser de até 2.5 salários mínimos para que a aplicação seja considerada.

Além disso, outras mudanças também ocorreram para o FIES 2017. São elas:

  • A prioridade será para cursos com conceito 4 ou 5 no SINAES;
  • A taxa de juros foi reajustada para 6.5% ao ano;
  • Os alunos que pretendem estudar nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste serão priorizados. Atenção: o Distrito Federal não faz parte dessa priorização.
  • O prazo para pagamento será três vezes maior que a duração do curso almejado;
  • Instituições conveniadas podem oferecer um desconto significativo para estudantes do FIES 2017.

 

Agora que você já sabe tudo sobre o FIES 2017 é só acessar o site oficial, juntar seus documentos e seguir o passo-a-passo apresentado. Não perca a chance de ser um aluno financiado pelo FIES 2017 e realize seu sonho de ter ensino superior.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *