Emprega Brasil: Veja as vagas em aberto

Arrumar trabalho não está nada fácil, mas quem vive procurando oportunidades ganhou um novo aliado nessa luta. Trata-se do site Emprega Brasil, lançado recentemente pelo governo federal, que facilita a busca de vagas pela internet.

Emprega Brasil
Emprega Brasil: Veja as vagas em aberto (Foto: Reprodução Portal Brasil)

A página é uma nova versão do antigo Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, e tem como principal destaque o serviço de pesquisa de empregos online, facilitando o acesso do cidadão às oportunidades de trabalho em todo o país.

Por meio da ferramenta, qualquer pessoa conectada à internet pode pesquisar as vagas de emprego do Sine (Sistema Nacional de Emprego), sem ter que ir à unidade de atendimento mais próxima, ou seja, você ganha mais tempo e agilidade para se recolocar no mercado.

Consultar vagas no Emprega Brasil

Ver as vagas em aberto no Emprega Brasil é muito fácil. Primeiramente, você deve acessar o site https://empregabrasil.mte.gov.br/. Em seguida, ainda na página inicial, role a tela para baixo, até a opção “Vagas de emprego”.

No campo “Ocupação procurada”, digite o nome do cargo desejado, como por exemplo “Auxiliar Administrativo”. Logo abaixo, você deve informar se quer fazer a pesquisa por estado e município (será necessário selecionar o estado e a cidade desejada) ou em todo o Brasil, marcando a opção escolhida.

Emprega Brasil
Consultando vagas no Emprega Brasil (Foto: Reprodução Emprega Brasil)

Agora, digite os caracteres especiais mostrados na tela ao lado e clique em “Pesquisar”. Você verá, nos resultados, o nome do cargo, a cidade em que o trabalho é oferecido, o salário e a quantidade de vagas. Para saber mais sobre a oportunidade, basta clicar em “Detalhar”.

Encontrou a vaga desejada? Por meio do próprio portal é possível agendar entrevista de emprego para o cargo em questão. Mas para tanto, você precisa se cadastrar no Emprega Brasil (veja as orientações abaixo).

Outros serviços disponíveis no Emprega Brasil

Além de pesquisar emprego online, há diversos outros serviços disponíveis no Emprega Brasil, tanto para trabalhadores quanto para empregadores, que podem ser acessados gratuitamente na tela do computador ou smartphone.

O cidadão pode:

  • Dar entrada no seguro desemprego
  • Acessar as informações da carteira de trabalho
  • Consultar o abono salarial
  • Pesquisar cursos online gratuitos (Escola do Trabalhador)
  • Obter o QR Code para o app Sine Fácil
  • Verificar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)
Emprega Brasil
Para se candidatar às vagas, é preciso efetuar cadastro no portal (Foto: Reprodução Emprega Brasil)

Já os empregadores podem utilizar o portal para:

  • Disponibilizar vagas de emprego
  • Enviar requerimento do seguro desemprego
  • Enviar declaração CAGED
  • Verificar currículo do trabalhador
  • Acessar o Programa Seguro Emprego (PSE)

Cadastro Portal Emprega Brasil

Para consultar as vagas Emprega Brasil, não é necessário fazer nenhum cadastro na página. Mas se você deseja se candidatar para as oportunidades oferecidas por meio da ferramenta ou acessar os demais serviços online, precisa efetuar login no portal.

O cadastro no Emprega Brasil pode ser feito no link “Cadastrar”, no canto esquerdo da página inicial. Preencha o formulário com os dados pessoais (nome, CPF, nome da mãe, data de nascimento, etc.), que serão validados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Se as informações estiverem corretas, será aberto um questionário a respeito do seu histórico de trabalho. Respondendo corretamente pelo menos quatro das cinco perguntas, você receberá uma senha provisória para acessar o Emprega Brasil (é preciso trocá-la durante o primeiro acesso).

Confirmado o cadastro, é só fazer login no portal e acessar o serviço desejado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *