Como consultar Pis Pasep: Passo a Passo

Como consultar Pis Pasep ainda é uma grande dúvida que paira na cabeça de centenas de brasileiros. Esse dado ajuda a pessoa a ter acesso a consulta de vários benefícios, como por exemplo o saldo das contas do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), o trabalhador necessita ter em mãos o seu Número de Identificação Social (NIS), também conhecido como de PIS/PASEP ou NIT.

Como consultar Pis Pasep

Como consultar Pis Pasep?

Para fazer a consulta do número do PIS pode ser consultado naqueles extratos que você recebe do Fundo de Garantia, que são periodicamente encaminhados a você por meio dos Correios, pela Caixa Econômica Federal. Também é possível identificar o PIS através do Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho.

Diferença de PIS E NIS?

O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) causam muitas dúvidas. No entanto, eles são na verdade o mesmo número. A única diferença entre eles é em qual base de dados o número foi gerado. No entanto, o código NIS ou PIS dão acesso aos mesmo serviços.

O número do Programa de Integração Social é gerado quando a pessoa tem acesso ao primeiro emprego. Já o NIS é gerado por meio de uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que acaba unindo as informações de quem recebe os benefícios sociais como, como por exemplo, o Bolsa Família.

Passo a Passo Consulta Pis Pasep

Se você não conseguir consultar o PIS por meio da sua carteira de trabalho ou código no Cartão Cidadão, saiba que existe um meio de consultar através da internet.

Confira como consultar o PIS PASEP passo a passo:

Passo 1

O primeiro passo é acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) clicando nesse local. Através desse link você vai encontrar o campo “Inscrição”, localizado no canto esquerdo do menu, na parte de cima da página. Depois disso, clique em cima do termo e, depois, selecione o campo “Filiado”.

Passo 2

O segundo passo é digitar o seu nome completo no campo na página descrito como “Nome de Filiado”. Nesse local preencha o nome completo da sua mãe (preste atenção, pois precisar estar escrito conforme está na sua carteira de trabalho, mesmo se houver erros de digitação, tem que copiar igualzinho, se não dará erro na busca).

Adicione no campo o número do CPF e sua data de nascimento. Já no local descrito como “documentos complementares”, somente adicione o número do RG mas sem nenhuma pontuação ou hífen, se não vai dar erro. Após finalizar essa etapa pedimos que digite o texto que aparece na imagem do canto inferior da tela, que prova que não é spam.

Passo 3

No passo três é preciso clicar em “Continuar”. Se todas as informações estiverem corretas nesse momento vai aparecer uma mensagem em vermelho, sempre na parte de cima da página, declarando que as suas informações já estão na base de dados do sistema.

Para evitar perder é preciso anotar o número do NIT ou PIS/PASEP que for mencionado logo no final da mensagem.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *