Colégio Militar 2018: Saiba como se inscrever

Reconhecidos pela alta qualidade do ensino, os colégios militares estão entre as escolas mais cobiçadas por crianças e adolescentes de todo o Brasil. Em quais cidades eles estão presentes? Quais tipos de cursos oferecem? Como ingressar em uma das unidades? Confira todas as informações a seguir!

Colégio Militar 2018 Como Ingressar

Colégio Militar 2018

O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) conta com 13 unidades, localizadas em importantes cidades de vários estados, nas quais são oferecidos o ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio. Atualmente, a instituição tem cerca de 15 mil alunos de ambos os sexos.

Vinculados ao Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), os colégios militares fazem parte de um subsistema de ensino do Exército Brasileiro, e abrem, anualmente, processo seletivo para a entrada de novos alunos.

Colégios Militares do Brasil

Os 13 Colégios Militares do Brasil estão localizados nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santa Maria (RS).

Eles se caracterizam por uma proposta pedagógica que prioriza princípios e práticas de um ensino moderno e atual, tendo como meta levar os alunos à descoberta das próprias potencialidades e à qualificação para o mercado de trabalho, além de formá-los como cidadãos e educá-los conforme os valores, tradições e costumes do Exército.

Todas as unidades dispõem de bibliotecas e laboratórios completos, além de espaços dedicados à iniciação esportiva. As escolas do SCMB também se destacam pelo ensino de idiomas estrangeiros e pelas atividades de educação artística (teatro, dança, música, capoeira, etc). Viagens e intercâmbios nas férias, organizados pelos integrantes dos clubes e grêmios, são outro destaque.

Com relação às formas de ingresso no Colégio Militar, há duas opções, sobre as quais vamos comentar a seguir.

Ingresso via concurso público

Uma das maneiras de estudar nos colégios militares é participando do concurso público organizado pela instituição, realizado anualmente, selecionando novos alunos para o 6º ano do ensino fundamental e a 1ª série do nível médio.

Em geral, são cobradas disciplinas como matemática e língua portuguesa, e a concorrência costuma ser grande (estima-se que 22 mil candidatos se inscrevam no concurso do colégio militar a cada ano), ou seja, é preciso se preparar bem para as provas.

Ingresso por amparo

Já o ingresso por amparo no colégio militar atende os dependentes de militares que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira militar.

Como se inscrever

As inscrições para os colégios militares geralmente são abertas no segundo semestre, para a seleção de novos alunos que irão ingressar na instituição no ano seguinte. Para conferir os editais do processo seletivo de cada unidade acesse os sites da instituição:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *