Carteira de Trabalho Digital: Como vai funcionar

O Ministério do Trabalho lançou a Carteira de Trabalho Digital, uma nova versão do tradicional documento utilizado pelos trabalhadores em todo o Brasil, que facilita o acesso a dados importantes, podendo ser consultados sempre que necessário, por meio do celular.

Carteira de Trabalho Digital
Carteira de Trabalho Digital: Como vai funcionar (Foto: Divulgação Ministério do Trabalho)

Desenvolvida através de uma parceria entre o órgão e a Dataprev, a versão digital da carteira de trabalho é um aplicativo gratuito que roda nos dispositivos com os sistemas operacionais Android e iOS, funcionando como uma extensão do documento físico, em formato de caderneta.

Além de facilitar a consulta online aos dados da carteira de trabalho, o app oferece outros serviços bastante úteis, sobre os quais vamos comentar a seguir.

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital

O aplicativo Carteira de Trabalho Digital traz todas as informações contidas na carteira de trabalho em papel do usuário, como os detalhes a respeito das experiências profissionais formais, as atuais e as anteriores (datas de início e fim dos contratos, funções exercidas, etc.).

No documento digital, também é possível conferir o nome completo do usuário, informações sobre número da identidade e do CPF, número do PIS, qualificação civil e contratos de trabalho, entre outros dados que constam na versão em papel da carteira.

Carteira de Trabalho Digital
Agora, você pode acessar os dados da sua carteira de trabalho pelo celular (Foto: Pixabay)

O objetivo com o lançamento da nova carteira de trabalho é simplificar e modernizar o acesso aos dados do trabalhador, que podem ser consultados utilizando um smartphone ou tablet conectado à internet.

Vale ressaltar que a carteira de trabalho física continuará existindo e sendo emitida normalmente pelo Ministério do Trabalho, funcionando como o documento oficial do trabalhador.

Outros serviços disponíveis no aplicativo

Além de trazer os dados a respeito das experiências profissionais formais do usuário, a carteira de trabalho eletrônica também oferece outros serviços online bastante úteis, que podem ser acessados na tela do celular.

Destaque para o serviço de solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de trabalho pela internet. Basta clicar na opção desejada, dentro do app, e preencher o formulário de pré-cadastro, que é válido por 30 dias.

Em seguida, o usuário deve comparecer a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho para validar as informações e formalizar a solicitação do documento. Vale lembrar que, em algumas unidades, é necessário fazer o agendamento prévio (veja as informações na página do órgão).

Download app Carteira de Trabalho Digital

Para ter acesso à versão eletrônica do documento, é preciso baixar o app Carteira de Trabalho Digital, que está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play (Android) e App Store (iOS).

Carteira de Trabalho Digital
O app da carteira de trabalho é gratuito e funciona no Android e iPhone (Foto: Divulgação Ministério do Trabalho)

Após efetuar o download da CTPS Digital, abra o aplicativo e toque na opção “Entrar”. Se você já possui cadastro no Portal Emprega Brasil, basta informar o login e a senha, mas se ainda não tiver, será necessário se cadastrar, digitando os dados solicitados e respondendo a um questionário.

Terminado o procedimento, o usuário deve ainda autorizar o acesso aos seus dados. Feito o login, a versão digital da CTPS estará disponível na tela do seu smartphone ou tablet.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *